Obrigada

Obrigada

domingo, 2 de março de 2014

Maricá e seu uso medicinal.

Banner_original

Mimosa bimucronata (DC.) Kuntze


Família: Fabaceae, a família botânica do feijão, da dormideira, do pau-sangue, da sibipiruna, dos ingás e do jatobá.
Outros nomes: espinheira e angiquinho.
Distribuição Geográfica: No Brasil ocorre nos Estados do MA, CE, BA, AL, GO, MS, MG, ES, SO, RJ, PR, SC e RS. É uma árvore nativa encontrada em área de Cerrado e Mata Atlântica, mas não é endêmica do nosso país.
Características: Árvore com cerca de 3 a 15 m de altura e troncos tortuosos, que são bastante ramificados e podem variar de 10 a 40 cm de diâmetro. Sua casca é fissurada, de cor cinza e com espinhos (acúleos). As folhas possuem folíolos bem pequenos e numerosos, de cor verde brilhante. Asinflorescências também são pequenas de cor branca, arredondadas e bastante perfumadas. Os frutos são escuros em forma de vagem achatada e que se desprendem aos poucos.
Usos
Alimentação: Não há registro para alimentação humana.
Madeira: É considerada dura, um pouco pesada e bastante durável quando não está em áreas externas. É geralmente clara ou avermelhada e pode ser utilizada como lenha e carvão, servindo para este fim mesmo quando ainda verde. Também é usada para a construção de cercas e na marcenaria.
Uso medicinal: Os brotos são usados contra asma, bronquite e febre.
Outros usos: É muito cultivada como cerca viva.
Curiosidades: O nome provém do Tupi e quer dizer “espinheiro”. O maricá é parente próximo da dormideira, porém não fecha suas folhas quando tocada, mas sim ao final do dia ou quando chove forte.
Informações Ecológicas: É uma espécie pioneira e boa para recuperação de áreas alagadas e sujeitas a inundação, mas também pode ser cultivada em áreas drenadas ou pedregosas e tolera locais muito ensolarados. O desenvolvimento das mudas após o plantio é bastante rápido. O maricá possui associação com bactérias que fixam nitrogênio no solo, elemento fundamental para o crescimento de outras plantas e para a recuperação de áreas degradadas.  Pode ser considerada invasora em certos lugares, fugindo ao cultivo e infestando pastagens e beiras de estrada.
Floração: Floresce de janeiro a março. As flores são melíferas e importantes fornecedoras de pólen e néctar para as abelhas, que são suas principais polinizadoras.
Frutificação: Frutifica de abril a junho. Os frutos são dispersos quando pedaços contendo as sementes se desprendem e caem.

http://nossasarvores.greennation.com.br/content/tree_specie/37

A jabuticaba no cambate ao câncer na pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Os Benefícios da Jabuticaba

Pesquisas recentes revelam que a brasileiríssima Jabuticaba é uma das fontes mais poderosas de antioxidantes. Então se a ideia é combater o envelhecimento precoce, aposte nesta frutinha deliciosa. Além de ser uma ótima amiga da pele e de quem deseja se manter jovem por mais tempo, a  jabuticaba ainda tem outras propriedades que você nem imaginava e que com certeza vai amar descobrir! Confira aqui os benefícios da Jabuticaba!

A jabuticaba, a fruta 100% brasileira
 
Nativa do Brasil, da região da Mata Atlântica, é comum encontrar quem possua um quintal repleto de jabuticabeiras no interior da região sudeste. A jabuticaba ainda por cima é muito versátil, pode ser consumida de diferentes formas: geleias, sucos, sorvetes, picolés e da maneira mais tradicional possível, isto é, pura com a casca! Aliás, isto é muito importante: para desfrutar de todos os seus benefícios, consuma a jabuticaba com a casca!

O poder está concentrado na casca da fruta

A casca da jabuticaba tem sido objeto de pesquisas científicas em universidades brasileiras que a cada dia descobrem mais benefícios desta fruta para a saúde. Recentemente, um estudo do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras demonstrou o imenso poder antioxidante da casca da jabuticaba. Como resultado desta pesquisa, foi patenteado um extrato feito a partir da jabuticaba inteira que poderá ser usado como um aditivo para enriquecer alimentos industrializados como iogurte, além de ser um corante natural.

Mais benefícios da jabuticaba

A casca da jabuticaba é muito rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, possui substâncias que ajudam a reparar os tecidos ricos em colágeno, por isto é considerada uma grande aliada da pele. Mas não param por aí os superpoderes desta frutinha: as suas fibras ajudam no trato digestório, diminuição dos níveis de colesterol e até na absorção da glicose.

A jabuticaba combate o câncer

A frutinha é realmente muito poderosa: uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) demonstrou o seu potencial para reduzir 2 tipos de câncer (leucemia e tumor de próstata) e ainda prevenir o desenvolvimento da diabete. Os pesquisadores da UNICAMP utilizaram um método parecido ao da Ufla para obter um extrato da casca, o qual foi testado em células humanas e conseguiu reduzir em 50% o crescimento de células cancerígenas.
http://www.vocerealmentesabia.com/2013/12/os-beneficios-da-jabuticaba.html

Caqui na prevenção do Câncer de Próstata

Caqui na prevenção do Câncer de Próstata

Acalmar os ânimos e afastar o câncer de próstata são alguns dos benefícios do fruto. Além de oferecer nutrientes e ser hidratante, é uma boa opção para o lanche.

Rico em nutrientes

Em meio aos seus 80% de água, o caqui apresenta significativas quantidades de fibras que ajudam no peristaltismo (movimentos do intestino) e na prevenção do câncer de colón intestinal. O betacaroteno, um precursor da vitamina A, auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. Já o papel da vitamina C é colaborar com o sistema imunológico. Em 100 g do caqui tipo japonês (Diospyros kaki L.) podem ser encontradas 30% e 13% das necessidades diárias de consumo de vitaminas A e C, respectivamente.

Retarda efeitos do tempo

Ele é um aliado na prevenção do envelhecimento precoce devido à presença do betacaroteno, que auxilia na redução da formação de radicais livres, e da vitamina C. São antioxidantes e, por reduzirem a formação desses radicais livres,previnem doenças cardiovasculares também.

Tem ação calmante

Pela sua alta concentração de glicose e frutose, aumenta a liberação de endorfinas que causam a sensação de bem-estar após ingeri-lo. Sabe aquele momento de ansiedade ou estresse? Renda-se à doçura do caqui e relaxe. Pessoas com restrições glicêmicas devem consumir uma unidade ao dia.

Cuidado na hora de consumir

O caqui não é um tipo de alimento de causar alergias, mas o que pode ocorrer é uma reação aos gases eteno ou etileno, utilizados para ajudar na maturação do fruto na lavoura. Lave bem antes de consumir. Ele pode ser saboreado mesmo por quem precisa perder peso, mas o importante é não abusar: assim como qualquer alimento, ele deve fazer parte de uma dieta equilibrada.

Afasta o câncer

Algumas espécies de caqui possuem licopeno em sua composição, principalmente as de cor mais avermelhada, como o japonês. O licopeno é uma substância que tem sido associada à prevenção do câncer de próstata.

Cuidado com as fibras

O risco de formação de fitobezoar (um acúmulo de fibras vegetais que levam à obstrução intestinal) ocorre em alguns indivíduos predispostos a isso que consomem as cascas e sementes de certos tipos de vegetais e frutas. Segundo estudos, o caqui é responsável por cerca de 70% a 90% dos casos de fitobezoar devido à presença de um elemento encontrado na casca do alimento verde. “O fitobezoar foi encontrado em pacientes submetidos à cirurgia prévia do trato gastrointestinal e em indivíduos que não possuem boa mastigação. Em relação ao caqui, para consumi-lo com segurança, o que se orienta é evitá-lo ainda verde”, alerta Andrea Ferreira Cunha, nutricionista da Santa Casa de São Paulo.

Lavar bem é a regra

Maduro, pode ser consumido com a casca. Assim, um maior número de fibras presentes na sua porção externa passa a ser outro benefício. Ele não contém grande quantidade de agrotóxicos, mas é bom lavá-los um a um, esfregando-os. Deixe os frutos em solução clorada por 20 minutos e enxague. Só higienize a fruta se for consumi-la em seguida.


Fonte: revistavivasaude 
http://www.vocerealmentesabia.com/2013/09/caqui-na-prevencao-do-cancer-de-prostata.html