Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Social monitoring Do Blog Maria Lopes e Ervas Medicinais.

Maria Lopes e Ervas Medicinais é considerada popular nas redes sociais. 
Obrigada por suas visitas. 




Rating:Gifs Animados Estrellas (16)Gifs Animados Estrellas (16)Gifs Animados Estrellas (16)
UPmarialopeseervasmedicinais.blogspot.com is UP and reachable, 1 days ago
Marialopeseervasmedicinais.blogspot.com   This site is estimated to be worth $381. . Marialopeseervasmedicinais.blogspot.com has 19% seo score.
                                                     Marialopeseervasmedicinais.blogspot.com website reputation








Twitter buzz




FacebookLikesFacebookSharesTweets44.4%44.4%
https://twitter.com/MariaLopesdeAnd


Conheça as substâncias que estão presentes no café nosso de cada dia e seu benefícios para a saúde



Os benefícios do café para a saúde

Efeitos atribuídos ao café:

  1. Café aumenta o estado de alerta (vigília)
  2. Café ajuda e estimula o córtex pré-frontal
  3. Café ajuda a mémoria a curto prazo ( aprendizado)
  4. Os anti-oxidantes do café (ácidos clorogênicos) ajudam na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos
  5. O café possui compostos que possuem efeito anti-tóxico
  6. Café reduz o risco de cirrose hepática
  7. Café reduz o risco de desenvolvimento de diabetes do adulto
  8. Café previne cálculo da vesícula
  9. O consume de café esta inversamente relacionado com o desenvolvimento de doenças neuro-degenerativas como Parkinson e Alzheimer
  10. O café possui uma atividade genérica protetora contra o câncer
  11. O café protege contra o câncer de cólon, fígado, pele e outros
  12. O café ajuda na prevenção de cáries dentárias
  13. O café possui atividade anti-inflamatória e protetora sobre o sistema cardiovascular
  14. O café possui atividade antagonista opióide (bloqueia o desejo por álcool, tabaco, drogas)
  15. O café possui um discreto efeito anti-obesidade
  16. O café aumenta a performance durante o exercício prolongado (em atletas treinados)
  17. O café ajuda no alívio dos sintomas de asma
  18. O café ajuda a manter crianças hiperativas relaxadas
  19. O café ajuda no alívio dos sintomas da coréia de Huntington
  20. O café ajuda a prevenir a depressão e o suicídio
  21. O café ajuda a reduzir o jet-lag em voos internacionais para o Leste

Fruta – Café

Nome da fruta: Café
Nome científico: Coffea arabica L.
Família botânica: Rubiaceae
Categoria:
Origem: África
Características da planta: Arbusto geralmente com 4 m de altura, caule reto de casca cinzenta e rugosa. Copa cônica com ramos laterais pendentes. Folhas de bordos ondulados de coloração verde-acinzentada, quando jovens, verde brilhantes posteriormente. Flores alvas, aglomeradas ao longo dos ramos, aromáticas e melíferas.
Fruto: Tipo baga, ovóide, de coloração verde passando a vermelha ou amarela e tornado-se preta de acordo com as fases de maturação. Casca lisa e brilhante. As sementes, de coloração acinzentada, branco-amarelada ou amarelo-esverdeada, encontram-se envoltas por polpa alva, adocicada.
Frutificação: Maio e agosto
Propagação: Semente e estaca
A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou, principalmente, cafeína. Grande engano! O café possui apenas de 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano. O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade deminerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina,metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres , açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui umavitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 ou vitamina PP de “Pelagra Preventing” do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10 %, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína.
Após a torra, os ácidos clorogênicos formam diversos quinídeos que possuem vários efeitos farmacológicos, como aumento da captação de glicose (efeito antidiabético), ação antagonista opióide (efeito anti-alcoolismo) e inibidora da recaptação da adenosina (efeito benéfico na microcirculação).
O café, hoje, é uma das espécies vegetais mais conhecidas e cultivadas comercialmente em todo o mundo, movimentando um gigantesco volume de dinheiro.
Parece certo que a África tenha sido o berço da espécie Coffea. Tudo leva a crer que exemplares nativos dessa espécie podiam ser encontrados em toda a faixa equatorial que atravessa o continente africano, desde a Etiópia até o Congo, alcançando o sul de Angola.
Embora ainda existam algumas divergências quanto ao local e à época exatos em que se iniciou o cultivo e o uso sistemático do café, parece certo creditar-se ao povo árabe tal façanha. teriam sido os árabes os primeiros a descrever a planta, seus frutos e usos.
Em seus processos expansionistas, os árabes foram os responsáveis pela introdução do “kahwah” ou “cavé” no continente europeu e pela sua disseminação por todo o mundo conhecido da época.
E, em sua honra, a planta foi batizada como Coffea arabica.
O café pode ser de duas espécies: o Arábica e o Robusta ou Conillon, sendo o primeiro o mais produzido e o que gera produtos de melhor qualidade. Existem, também, diversos tipos, cultivares e linhagens de cafés de maior ou menor produtividade, rusticidade e resistência às pragas e às interpéries, mais ou menos exigentes de cuidados, dos quais se obtêm grãos, pós e bebidas de qualidades e preços extremamente variados, Alguns desses cultivares – muitas vezes obtidos através de experimentos genéticos, seleção, cruzamentos ou hibridação – desenvolveram-se em terras e solos brasileiros. Nesse sentido, destaca-se a atuação do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que contribuiu de maneira definitiva para o desenvolvimento do cultivo de café no país.

Há diversos tipos de grãos, originado os diversos sabores e aromas do café. Estes podem ser amarelos, vermelhos ou ambos. As variedades e linhagens mais conhecidas e cultivadas entre os apenas vermelhos são o Acauã, O Eparrei, o lapar 59, o Mundo Novo, o Rubi, o Topázio, o Tupi. Entre aquelas que geram tanto frutos amarelos como vermelhos encontram-se o Catuaí, o Catucaí e o Icatu. E, por fim, entre as que geram apenas frutos amarelos reina o cultivar Borbon, considerado café especial.

O processamento do café

Misturado ou selecionado – quando são retirados dos galhos apenas os grãos “cereja”, amarelos ou vermelhos, bonitos e maduros, jamais os secos – no processo tradicional de beneficiamento, depois de apanhado, o café segue para a lavagem, quando as impurezas e os grãos secos são separados dos bons. Em seguida, os grãos são transportados para os grandes terreiros, onde são deixados ao Sol. De lá, levados para uma máquina própria, o café é seco dfinitivamente e, em seguida, descascado, estando pronto para ser vendido ou encaminhado para a torrefação. Hoje, no entanto, alguns cafeicultores estão descascando os grãos “cereja” antes da secagem, alcançando um preço melhor, pois geram uma bebida mais fina.
Fonte: Livro Frutas Brasil Frutas

http://poderdasfrutas.com/categoria/cafe/

Benefícios do chá de aroeira


Imagem da planta
A aroeira mansa é uma árvore de porte pequeno, que tem muitas propriedades em suas folhas e casca. Sendo usada para diversas aplicações, seja na forma de chá ou até de banhos e compressas.
Esta não deve ser confundida com as aroeiras brancas ou bravas, que causam efeitos adversos como a urticária, edemas e eritemas. Também são espécies de aroeira-mansa: aroeira do campo, almecegueira e lentisco, rasteira, mole e outras.
Historicamente a aroeira foi utilizada pelos jesuítas que, com sua resina, preparavam o Bálsamo das Missões , famoso no Brasil e no exterior. A planta inteira é utilizada externamente como antisséptico no caso de fraturas e feridas expostas.

Propriedades terapêuticas

Anti-diarréica, antileucorreica, adstringente, balsâmica, diurética, emenagoga, purgativa, estomáquica, tônica, vulnerária, anti-inflamatória, fungicida e bactericida.

Indicações Terapêuticas

Azia, gastrite, febre, cistite, uretrite, diarreia, blenorragia, tosse, bronquite, reumatismo, íngua, dor de dente, gota e ciática. 
As folhas da planta são balsâmicas e frequentemente usadas para curar feridas, erisipela, infecções cutâneas causadas por bactérias, entre outras. O chá das folhas é aplicado em compressas nesses casos. Assim também quando o caso é de doenças reumáticas, artrite, distensão de tendões, dores ciáticas e gota, sendo aplicadas massagens ou compressas e banhos bem quentes.
Em infusão ou decocção, este chá pode ajudar em casos de doenças como do trato urinário, problemas com os órgãos digestivos, diarreias entre outras.

Preparo do chá de aroeira

Uso interno:
Adicionar 100 gramas do pó das cascas de Aroeira em 1 Litro de água fervente, tomar 3 a 4 colheres de sopa ao dia. Pode-se adoçar com 01 colher de açúcar ou adoçante ou Fazer a decocção de um litro de água com 3 ou 4 pedaços (20 ou 30g) da casca de aroeira por 15 minutos e, depois de frio, deixar na geladeira e beber durante o dia.
Uso externo:
O chá pode ser usado em banhos e lavagens, de preferência mornos. Para preparar banhos: cozinha-se 1 litro de água com 25g de cascas da planta e toma-se um banho bem quente por quinze minutos, muito utilizado em casos de afecções de pele ereumatismo.
Para fins terapêuticos são utilizados as folhas, cascas e sementes da planta.
http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-do-cha-de-aroeira/

Chá de alfazema contra asma, rinite e auxiliar do sono

A alfazema, também conhecida como lavanda, é bastante utilizada nos tratamentos de aromaterapia. Porém, seu uso é pouco conhecido na medicina alternativa e o chá de sua planta pode ser calmante, trazer benefícios para a asma, rinites e funcionar até como analgésico.
Quem tem insônia também pode fazer uso do chá de alfazema, que é relaxante e causa sonolência. Porém, é preciso definir o caso e tratamento mais adequado com o médico.
cha-de-alfazema-contra-asma.jpg

Como fazer o chá

Ferva duas colheres com as folhas da planta em meio litro de água. Depois, deixe tampado por dez minutos antes de beber.
Deve-se evitar consumir mais do que duas doses por dia, já que pode causar sonolência e ser depressiva ao sistema nervoso. Pessoas com úlcera também não devem ingerir.
http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/2558/cha-de-alfazema-contra-asma-e-rinite

Chá de cereja – Benefícios e propriedades

Adorada por muitos, é uma fruta que nasce da cerejeira, de nome científicoPrunus cerasus. Pertencente à família das Rosaceae, a planta além de produzir o fruto delicioso, possui propriedades medicinais em seu fruto e caule – pedúnculo. Nativa de regiões temperadas, a cereja pode ser colhida ao final da primavera. Dependendo de sua variedade, pode ser colhida até por volta do mês de agosto.

Benefícios e propriedades

Com propriedades que lhe atribuem ação como diurética, laxativa, anti-infecciosa e anti-inflamatória, a cereja pode ser consumida na forma de xarope, suco, chá do caule e decocção do caule.
A fruta da cerejeira é indicada para a  gota, por serem ricas em antocianosídeos, além de auxiliar no tratamento de reumatismo, problemas de insônia – este devido à presença de um hormônio chamado melatonina, que regula o sono – e constipação. Para isso, deve ser consumido o chá ou o xarope.


O pedúnculo ou caule, é indicado na forma de chá ou decocção para tratamento de cistites, problemas do trato urinário e cálculos urinários. Este chá pode ser usado ainda para auxiliar no processo de emagrecimento devido ao efeito laxativo atribuído graças a grande quantidade de fibras vegetais – que contêm pectina –, ajudando ainda a trazer saciedade.
Devido à grande quantidade de flavonoides, a fruta pode ser usada ainda para aliviar dores musculares e auxilia na saúde do coração devido ao seu efeito antioxidante, queajuda a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias.
Rica em vitamina C, A, proteínas, cálcio, ferro, e outros benefícios, a cereja pode auxiliar ainda no controle da pressão alta, no fortalecimento da imunidade e na regulagem dos níveis de ácido úrico no sangue.

Como preparar o chá?

Para secar os cabinhos, coloque diariamente no sol durante uma semana. Em seguida, use-os para preparar o chá. Use a proporção de três colheres de sopa para cada litro de água.
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Quando alcançar fervura, desligue o fogo e adicione os cabinhos, deixando descansar abafado até amornar – em média dez minutos -. Em seguida, coe e consuma ao longo do dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo excessivo de cereja pode causar diarreia devido ao seu efeito laxativo. Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada.

Atenção

Todos os benefícios estão associados ao chá ou à fruta fresca, e não a encontrada vendida comumente em conservas. Estas, marasquino ou em calda possui muito açúcar e seus nutrientes reduzidos. Procure sempre consumir as cerejas frescas.

Cereja é altamente eficiente no combate à insônia!




Conheça os diversos benefícios e propriedades da cereja. | Imagem: Reprodução
Esta deliciosa fruta é utilizada na culinária há muito tempo, principalmente para decorar bolos, tortas e outras sobremesas. Mas o que poucos sabem é que a cereja possui também muitas propriedades medicinais e é um verdadeiro prodígio para a medicina alternativa, principalmente depois da última descoberta científica realizada nos Estados Unidos, que nos mostra que a cereja é altamente eficiente no combate à insônia.
Acontece que ela possui uma altíssima concentração de Melatonina, um hormônio poderosíssimo e que provoca sonolência. E ela ainda tem o poder de enriquecer a qualidade do sangue e evitar o acúmulo de gordura nas artérias, entre outros diversos benefícios que o seu consumo trás para a nossa saúde. Ela é antioxidante, antiinflamatória, é bastante rica em vitamina A e C, e como “cereja em cima do bolo” ainda tem o fato de que esta fruta apresenta uma quantidade quase insignificante de calorias.