Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e Ervas Medicinais (F)

Maria Lopes e Ervas Medicinais (F)
FEDEGOSO – Mata-pasto – Mamangá – Pajamarioba.
Cassia occidentalis; Cassia medica

Benefícios do Chá de Fedegoso


São inúmeros os benefícios do chá de fedegoso e podem ser aproveitados quando a ingestão é feita via oral (tomando) ou externamente, em compressas quentes por exemplo.
Os benefícios do chá de fedegoso incluem sua ação no combate contra bronquite, cicatrização, coqueluche, complicações menstruais, contusão, distensão muscular, dor de cabeça, dores gastrointestinais, doenças hepáticas, doenças venéreas, eczemas, epilepsia, erisipela, erupções cutâneas, febre / febre biliosa, ferida, fígado, fungo, gases, hepatite, hemorroidas, impaludismo, impigens, inflamação, inflamações, uterinas, malária sementes, nevralgias, paludismo, porrigem, picada de escorpião, queimaduras, reumatismo, sarampo, sarna, torção muscular, tuberculose, vermes.
É fundamental lembrar que o tratamento à base de fedegoso é sim eficiente, no entanto nada exclui a importância de um diagnóstico de um profissional competente.

Como usar e preparar o chá de fedegoso?

A erva pode ser ingerida de várias maneiras. Quando na forma de grão, deve ser torrado como sucedâneo do café. Apesar disso, as folhas jovens, assim como os brotos, tem uso como tempero em alguns países.
Para fins medicinais, as folhas podem ser utilizadas para infusão e cataplasma. A raiz deve ser moída na quantidade de 3 até que torne-se pó. Logo em seguida, ferva, coe e consuma em jejum. Para fazer a decocção, em meio litro de água, ferva 10 g das cascas da erva. Quando obter fervura, deixe por 30 minutos no fogo e então desligue e tampe. Deixe amornar, coe e beba em uma dose de duas xícaras de chá por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O medicamento natural é contraindicado para mulheres grávidas. 
Quando ingerido em grandes quantidades, o chá de fedegoso pode provocar intoxicação renal. Sempre consulte um médico de confiança antes de fazer a ingestão de qualquer medicamento, mesmo que natural.
O que usar: Suas partes utilizadas para fins medicinais são as cascas, folhas, sementes e raízes, e podem ser encont


                                                                   FIGO –

                                             
FIGO – Bom alimento para os nervos. O chá de suas folhas serve para fazer gargarejos, curar gengivas e diabete, e bom para eliminar cálculos dos rins e fígado. 

1 - Controle do colesterol: Por ser rico na fibra e em ácidos graxos e antioxidantes, as suas folhas podem ser utilizadas para reduzir o nível de triglicerídeos, equilibrando o colesterol no organismo.
2 - Previne as doenças cardiovasculares: Tem altíssimo teor de potássio e baixo em sódio. O potássio exerce um efeito positivo no tônus vascular contribuindo para a redução da pressão arterial, auxiliando também na pressão cardíaca por conter ácidos graxos ômega 3, 6 e fenol.
3 - Melhora as funções do intestino: Como toda fruta rica em fibras, ele também é auxiliar no combate à constipação, principalmente nas mulheres, auxiliando na melhora do intestino e consequentemente melhorando a aparência da pele e auxiliando na perda de peso.
4 - Pele bonita e saudável: Contendo as vitaminas B e C ricos em antioxidantes melhoram por isso também a aparência da pele deixando-a mais saudável e longe das inflamações de pele que causam a acne. Uma dica é fazer um esfoliante com a fruta, mel e açúcar.
5 - Ajuda no tratamento de diabetes: Estudos afirmam que o ácido clorogênico pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos, o que torna este fruto uma boa opção para pessoas com diabetes mellitus tipo II. "Há muito em revistas e sites indicação para chá da folha da figueira, mas sempre digo para ter cuidado com excessos. Não trocar o tratamento da diabetes por chás da moda ou indicações de amigos" destaca a profissional.
6 - Fonte de energia em poucas calorias: Os figos secos, além de conterem variados antioxidantes, vitaminas e minerais, são ainda uma excelente fonte de energia concentrada. Ao contrário dos figos frescos, onde 100g contém cerca de 74 calorias, no caso dos figos secos, 100g contêm quase 250 calorias. Dando a saciedade diminuindo a fome.
7 - Mais saúde e disposição: Rico em vitaminas e minerais: A fruta é responsável por fornecer vitaminas A, B1 e B2, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, que agem em prol do bom funcionamento do nosso organismo de uma forma geral.
http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/figo-gostoso-e-nutritivo-conheca-7-beneficios-da-fruta_a4496/1
FLOR-DA-NOITE – Flor-do-baile – Flor-cheirosa – Cactus-de-flor-grande. Cereus grandiflorus, Cactus grandiflorus. Evita a angina do peito. Combate os males do coração, causados pelo excesso de café, álcool e fumo. Atua contra o nervosismo, febres, resfriados e dores de cabeça.



Ao ser ingerida em forma de chá pode ser usada como:
  • Diurético;
  • Calmante;
  • Cardiotônico;
  • Estimulante;
  • Remineralizante.
Por ser muito rica em vitaminas e minerais, a flor da noite sendo ingerida em forma de chá, pode ser indicada contra:
  • Angia do peito;
  • Asma;
  • Excessivo fluxo menstrual;
  • Bronquite;
  • Catarro na bexiga;
  • Congestão cerebral;
  • Congestão no fígado;
  • Coriza;
  • Dismenorreia;
  • Dor de cabeça;
  • Enxaqueca;
  • Febre;
  • Hipertrofia do coração;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Palpitações;
  • Problemas circulatórios;
  • Problemas pulmonares;
  • Reumatismo.

Chá – Aprenda como fazer

– 10 a 15 gramas de caule desidratado de flor da noite
– 1 litro de água
Coloque tudo em uma panela e deixe ferver por cerca de 15 minutos, tire do fogo e espere esfriar com a panela tampada. Coe o chá e consuma-o em temperatura ambiente ou morno. Caso queira adoçar o chá, o ideal é que seja utilizado mel.
Dica: caso esteja em busca de potencializar o chá de flor da noite como forma de calmante, adicione camomila durante o processo de fervura da água. A quantidade ideal é de uma xícara de chá três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).

Contraindicações e efeitos colaterais

A flor da noite não deve ser utilizada sem estar desidratada, existem relatos de pessoas que desenvolveram urticária, dermatose, queimação na boca e enjoo utilizando de forma indevida. Não existem relatos de efeitos colaterais a pessoas que ingeriram a flor da noite em formato de chá desidratado.
https://www.beneficiosnaturais.com.br/flor-da-noite-beneficios-e-propriedades/

FLOR-DE-CORAL – Erythrina corallodendron. O cozimento de suas cascas serve para combater as hepatites crônicas e as obstruções do fígado. O que usar: cascas. 

https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-flor-de-coral-21933.html

A flor-de-coral (também conhecida por russélia) é uma planta herbácea de origem mexicana que desponta inflorescências da primavera ao outono. As flores têm forma tubular e podem ser vermelhas, amarelas ou brancas. Os frutos, de tipo cápsula, não são relevantes em termos decorativos. O seu aspeto pouco denso torna-a apropriada para jardins informais, vasos, floreiras e cestas suspensas, ficando os seus ramos pendentes evidenciados. A russélia atrai beija-flores e borboletas e destaca-se em grupos. Esta planta prefere um clima quente e ameno, mas tolera o frio, o vento e a salinidade (para cidades à beira-mar).
Posologia e modo de usar: contate-nos.

FUNCHO – 
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de funcho, basta seguir esta receita:
Ingredientes:
– 3 colheres de sopa de funcho;
– 1 litro de água.
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e, após levantar fervura, acrescente as sementes secas da erva. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansando por cinco minutos. A posologia é de uma xícara deste chá, três vezes ao dia.
Para o tratamento de cólicas intestinais em bebês e crianças, a recomendação é adoçar a bebida com um pouco de mel e usar menos erva do que o indicado na receita.

Cuidados


Se for consumido em excesso, o chá de funcho pode causar problemas no trato digestivo. As gestantes devem ter mais atenção com a quantidade de chá ingerido, pois pode levar ao aborto em doses excessivas.

Erva doce – Anis Anethum foeniculum; Foeniculum dulce. 

São estimulantes, depurativos, carminativos, usados em cólicas e na eliminação de gases intestinais em crianças. 

Também nos males do intestino, obesidade, cãibras, reumatismo, diabetes, olhos, memória, nas mordeduras de cobras e escorpiões, e estimula a secreção láctea. 
Sua raiz é diurética e faz aumentar o leite das mães. 
O que usar: raiz e sementes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário