Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e Ervas Medicinais (G)


Maria Lopes e Ervas Medicinais (G)

                                Benefícios do gengibre



O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
GENGIBRE – Zingiber officinalis É afrodisíaco, excitante e digestivo, e estimula a imunidade. Combate cólicas, gases, gripes, tosses e bronquites, diarréias, resfriados, asma, cólera, gota, infecções, mau-hálito, tártaros, inflamações gengivais, reduz o colesterol. 
De sua raiz é feito o quentão das festas de São João. 
O que usar: raiz e cascas. 
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16281-gengibre

                                                                    GERVÃO 

                               


– Indicado contra moléstias do estômago e fígado, febres e prisão de ventre. 

Usos mais comuns do gervão



                                                   foto: wikipedia
O gervão possui vários compostos químicos que são benéficos para o organismo e são esses compostos que dão a esta planta nativa as suas propriedades analgésicas, febrifugas, diuréticas, hepáticas, tônicas, antibacterianas, anti-inflamatórias e muitas outras qualidades.
Você pode fazer um chá de gervão para dores abdominais e de estômago, para febres e prisão de ventre. Também é um eficaz diurético e um tônico estimulante. Tradicionalmente o gervão é usado em casos de bronquite e catarro preso no peito.
Para ajudar a menstruação a descer, basta lavar a cabeça com a água de gervão - cozinhe a planta toda na água, deixe amornar, coe e enxágue seus cabelos.
macerado com sal, o gervão pode ser aplicado sobre abcessos e furúnculos para os fazer reduzir.
cozimento das raízes de gervão é um ótimo cicatrizante podendo ser usado como emplastro sobre as feridas abertas. Mas também pode ser usado o macerado de folhas e raízes frescas, que deverá ser aplicado na pele a cicatrizar.
xarope de gervão é ótimo para o tratamento de tosses, resfriados, rouquidão e outros desconfortos do trato respiratório.
chá de gervão é feito assim: em 500 ml de água fervida coloque duas colheres de sopa de folhas e flores de gervão fresco. Se usar o gervão seco, ponha a metade da quantidade de erva. Deixe em infusão, coberto, por 10 minutos depois do que, coe e tome uma a três xícaras por dia.

Mas, cuidado, toda planta tem suas contraindicações

O gervão pode ter efeito abortivo, portanto evite se estiver grávida. Também é um grande hipotensor pelo que, se você já tem a pressão arterial baixa, use com muito cuidado e observe a reação do seu organismo.
Como esta planta tem em sua composição traços de ácido acetilsalicílico pode causar alergia àqueles que são sensíveis demais à aspirina. 

Uso e informação popular sem certificação científica. Lavar a cabeça com o chá facilita a menstruação. 

https://www.greenme.com.br/remedios-caseiros/3033-gervao-erva-curativa

                                                                  GINSENG 

                                       




           Para que serve o Ginseng


Além disso, o ginseng é ótimo para regular a pressão sanguínea, baixar o colesterol e ainda é excelente para melhorar a circulação sanguínea, sendo especialmente indicado para melhorar a vida íntima, aumentando o prazer do casal. Assim, os principais benefícios do ginseng para a saúde incluem:
  1. Melhorar a circulação sanguínea (ginseng coreano: Panax ginseng,);
  2. Acalmar e reduzir o estresse (ginseng americano: Panax quinquefolius,);
  3. Prevenir a gripe, principalmente em idosos porque tem ação imunoestimulante;
  4. Prevenir o câncer porque é rico em antioxidantes;
  5. Reduzir os sintomas de impotência sexual porque melhora a circulação sanguínea;
  6. Diminuir o cansaço e a fadiga porque é um excelente tônico cerebral;
  7. Promove o bem-estar geral porque combate o cansaço e a sonolência;
  8. Melhorar a memória e a concentração nos estudos e no trabalho;
  9. Diminuir o cortisol e consequentemente o estresse; 
  10. Ajudar a regular a pressão arterial.
Para aproveitar todos estes benefícios é preciso consumir o ginseng sempre que for necessário. Ele é um bom complemento para quem está estudando, num período de provas, ou num momento mais cansativo no trabalho.
O consumo regular de até 8 gramas diárias de raiz de ginseng durante estes períodos pode contribuir para o bem-estar, fazendo com que a pessoa cumpra seus desafios, no entanto, doses maiores são desaconselhadas porque podem ter o efeito contrário.

Chá de ginseng para combater o cansaço

Ingredientes
  • 100 ml de água
  • 2,5 g de ginseng
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e, quando esta estiver borbulhando, adicionar o ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.


                                                                GIRASSOL

                                
                                 

Confira outros benefícios da semente de girassol:

  • Combate o colesterol ruim;
  • Ajuda na prevenção do câncer, por meio do selênio;
  • Tem ação desintoxicante;
  • Melhora a saúde da pele graças à presença de vitamina E;
  • Alivia o estresse;
  • Trata a enxaqueca.
Você pode consumir o chá de semente de girassol. Basta acrescentar 2 colheres (sopa) de sementes de girassol torradas em um litro de água. Em seguida, espere levantar fervura. Logo depois, retire do fogo e deixe em infusão por cerca de 20 minutos. Para finalizar, é só coar e, então, consumir até 4 xícaras ao longo do dia!

                                                                      GUACO 


Guaco é uma planta medicinal, também conhecida por ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva de cobra, muito utilizada em problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante.
O seu nome científico é Mikania glomerata Spreng e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação .

Para que serve o guaco


O guaco serve para tratar gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias, infecções na pele e reumatismo.

                                                                      Guaraná 


Guaraná é excelente remédio nas diarreias, gases, disenterias e hemorragias. 

Recomendado contra a arteriosclerose, nevralgia e enxaqueca. 

Para estes fins usa-se o guaraná em pó. 

O guaraná também é tônico, revigorante, estimulante e reconstituinte, levantando a força dos depauperados. Também usado nas infecções e como desinfetante. 

Externamente: possui propriedades cicatrizantes. 

Obs.: crianças, mulheres gestantes ou que amamentem, cardíacos e hipertensos devem evitá-lo. 0 que usar: sementes (reduzidas a pó). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário