Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e Ervas Medicinais (Q)

    As Plantas Medicinais «Q»
    QUÁSSIA – Pau-de-surinã – Quássia amarga – Quássia-de-caiena. Quassia amara. Indicada na blenorragia, cálculos do fígado e dos rins, debilidade do estômago, espermatorréia e flatulências. Usa-se a raiz ou a casca, por maceração O que usar: raiz e cascas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUEBRA-PEDRA – Arrebenta -pedra – Erva-pombinha – Saxifraga. Phyllanthus niruri. Dissolve areias e cálculos. Suas folhas, por infusão, para infecções urinárias, dores lombares, anúria, albuminúria, hidropisia, cálculos renais e biliares, corrimentos. Já o chá de toda a planta combate cálculos do fígado, dos rins e bexiga. É boa contra dores das juntas, hidropisia e distúrbios da próstata. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUELIDÔNIA – Celidônia. Chelidonium majus. Como calmante na inflamação da vesícula biliar, contra as cãibras do estômago e contra as crises de asma. Para curar inflamações dos olhos e icterícia. O suco de suas folhas e raiz, aplicado externamente, faz desaparecer verrugas e calos, além de apressar a cura de feridas. O que usar: folhas e raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUINA – É febrífuga, tônica; combate as doenças do estômago, fraqueza e diabete. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUINA CRUZEIRO – Composta e Casca. Antidispéptico e tônico nervino. O que usar: cascas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUINA DO MATO – Quina Rosa. Composta. Tônico do sistema nervoso. Na inapetência e como antidispéptico na atonia gastrintestinal. Combate febres, principalmente as palustres. O que usar: cascas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUINA-PERUANA – Laranjinha-do-mato – Limãozinho – Quina-de-espinho. Munida brasiliensis, Acanthocladus brasiliensis, Colocynthis, Monadelphia octandria. Antifebril. Indicada nas dores do estômago e dos intestinos; combate cólicas menstruais, gases, tonturas e vômitos. É digestiva e limpa o sangue. O que usar: raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUININO DO CAMPO – Porrete. Tônico amargo. Antifebril e antiespasmódico. Nas dispepsias e nos embaraços gástricos. O que usar: tintura e folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
    QUITOCO – Caculucage – Madra-cravo – Tabacarana. Gnaphalium suaveolens; Lonchanthera sagittalis; Pluchea quitoco. Contra bronquite, reumatismo e flatulência. Em banhos, elimina dores no corpo. O que usar: caules e folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário