Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e Ervas Medicinais (S)

As Plantas Medicinais «S»

SABUGUEIRO – Sambucus nigra. Suas flores frescas são catárticas e eméticas. Secas, perdem as propriedades laxativas. Mas são usadas, em infusão, contra anginas, resfriados e gripe. Diz-se que também alcança bons resultados nos casos de bronquite, gripe, olhos (lavagens), sudorífero, sarampo, além de proporcionar o aumento da secreção láctea. A cataplasma das folhas encontra aplicação, externamente, em abscessos e hemorróidas. Folhas machucadas possuem aplicação nos casos de queimaduras, colocadas sobre as mesmas, retirando rapidamente a dor. A casca, raiz e folhas tem indicação para hidropisia, reumatismo e casos de retenção de urina. Externamente, o cozimento das folhas encontram bom resultado para reumáticos e no trato de hemorróidas. A decocção de casca e flores encontra aplicação nos casos de gota, ácido úrico, hidropisia, obesidade, resfriado, rins, prisão de ventre, e como depurativo e diurético. Já a infusão de cascas e folhas, em fomentações, é utilizada contra queimaduras, erisipela, furúnculos e inflamações superficiais da pele. A fruta possui propriedades que purificam o sangue, além de limpar os rins. Quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarréia. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SAIÃO – Kalanchoe brasiliensis Empiricamente, atribui-se o suco ou xarope desta planta para utilização contra tosses e catarros crônicos e, principalmente contra a tuberculose pulmonar. Topicamente, contra aftas, calos, erisipelas, feridas, frieiras, picadas de insetos, queimaduras, tumores, úlceras e verrugas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SALSA – Indicada contra os males dos rins, bexiga, pulmões, inflamações dos olhos, intestinos e fígado; abre o apetite, combate a hidropisia, os gases, a hemorragia nasal e a febre; limpa o sangue, e é expectorante. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SALSAPARRILHA – Salsa-americana – Salsaparrilha-das-boticas – Sarsaparrilha – Sarza – Zarza) Monoecia hexandria, Srnilax medica; Srnilax officinalis; Smilax peruviana; Srnilax syphilitica. Depurativa, diurética e sudorífica, é empregada para combater as enfermidades venéreas, sífilis, gota, reumatismo, pedras nos rins e bexiga, dores nos ossos e muitas doenças de pele. O que usar: raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SALVA – Salva-das-boticas – Salva-dos-jardins – Salva-ordinária. Salvia officinalis. Bastante utilizada na medicina caseira, atuando no combate à asma, bronquites, catarro pulmonar, dor de cabeça, gases, inflamação da garganta e boca, resfriados, sistema nervoso, e outros. O que usar: flores e folhas. Decocção: estomatite, inflamações na boca, coqueluche, coração, gengivas, suores noturnos, tosse. Infusão: esgotamento nervoso, má digestão, cálculos renais e hepáticos, inflamações na garganta. Externamente – Banhos: cansaço, feridas velhas, ulceras varicosas, escrófulas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SALVA DE MARAJÓ – Salva-do-pará – Salva-do-campo. Hyptis incana O chá feito com esta planta é sudorífico, emenagogo, tônico e estimulante. É também usado contra as oftalmias. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SALVA DO RIO GRANDE DO SUL – Lippia citrata. Planta de folhas opostas, com flores brancas, não deve ser confundida com os outros tipos de Salva existentes. Toma-se o chá de suas folhas para fortificar o cérebro, os nervos e controlar ou diminuir o histerismo, além de fortificar o útero e ter propriedades antiabortivas. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SAMAMBAIA – No reumatismo articular ou agudo. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SASSAFRÁS – Canela-sassafrás – Sassafrás-do-brasil. Sassafras officinalis, Laurus saassafras, Ocotea cymbarum. Planta depurativa e sudorífica empregada nas dermatoses, dores artríticas, gota, reumatismo, sífilis e falta de transpiração. O que usar: raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SAÚDEO DO CORPO – Veja AGRIÃO.
SEMPRE VIVA DOS TELHADOS – Saião-curto. Sempervivum tectorum. Suas folhas são adstringentes por isso, o chá preparado com a infusão delas é bom para afecções cardíacas, escorbuto, hemorragias, hemorróidas e reumatismo. As folhas podem ser trituradas e o suco resultante, misturado com óleo de linhaça puro, atua na redução de dores provocadas pela erisipela ou por queimaduras. O suco também pode ser usado, para combater as diarréias com sangue e a menorragia. Externamente, pode-se aplicar topicamente a folha triturada, por vários dias, para fazer desaparecer calos e verrugas. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SENSITIVA – Dorme-dorme – Dormideira – Erva-viva – Juquer – Juquiri-rasteiro – Malícia-das-mulheres – Vergonha – Vergonhosa. Mimosa humilis, Mimosa pudica. Em chás, a sensitiva é empregada para combater as afecções do fígado, as afecções reumáticas e a prisão de ventre. Em banhos, cura tumores. Em gargarejos, cura inflamações da boca e garganta. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SERPÃO – Planta-russa – Serpilho – Serpol – Timo-silvestre. Thymus serpyllum. O chá feito com o cozimento de toda a planta é bom remédio para bronquite, coqueluche e diarréia. Externamente, cura feridas supuradas. Em banhos quentes, produz bons resultados contra a paralisia e o reumatismo. Sendo, ainda, um bom remédio contra a sarna. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SETE-SANGRIAS – Cuphea balsamona. Excelente remédio contra a arteriosclerose, hipertensão arterial e palpitações do coração. É depurativa do sangue. Limpa o estômago e os intestinos. Aplicada com bons resultados nas doenças venéreas, reumatismo e afecções da pele. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
STEVIA – Stevia rebaudiena. Atua no combate às seguintes moléstias: diabetes, febre, hipertensão, inflamações, insônia, obesidade (como adoçante), reumatismo, tensão, e também como calmante, digestivo, diurético, tonificante. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
SUCUPIRA – Batata e sementes são depurativas. Atuam contra eczemas, manchas da pele, urticária, feridas inflamadas, hemorragias, reumatismo, doenças do estômago, fraqueza e diabete. Age sobre os vasos linfáticos. O que usar: sementes e batata (raiz). Posologia e modo de usar: contate-nos.
SUMARÉ – Bisturi-do-mato – Cola-de-sapateiro – Lanceta-milagrosa – Rabo-de-tatu. Cyrtopodium punctatum, Cyrtopodium brasiliensis. O suco extraído desta planta resolve abscessos e furúnculos. Com o cozimento desta planta, prepara-se um xarope contra tosses rebeldes e coqueluche. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário